Caros paroquianos;
Pax!
A graça de Deus é bênção infinita em minha vida e missão. Ao longo do tempo o Senhor foi me cativando, moldando, chamando e conduzindo no meu discernimento vocacional. Há seis meses me encontro a frente desta Paróquia de São Sebastião. Tem sido uma experiência gratificante, sobretudo pela acolhida dos fiéis que aqui encontrei e dos que fui cativando no caminhar. Não me arrependo de ter dado uma resposta positiva ao chamado do Bom Deus, que apesar da minha pequenez, me escolheu para uma bela e desafiante missão. “Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi”. O trecho retirado do Evangelho de João permite compreender a essência da vocação. Chamados por Deus, aqueles que se dispõe a ouvir a voz que vem do alto, doam sua vida e se colocam a serviço. E assim me coloco diante desta paróquia.
Vocação: Graça e Missão é o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil (20/11/2022 a 26/11/2023). O Mês Vocacional, celebrado neste mês, quer ajudar toda a Igreja do Brasil a testemunhar o centro da fé cristã. “Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens’. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram” (Mt 4, 19-20).
Alegremo-nos pela nossa vocação e pelo “sim” de tantas pessoas, que a exemplo de Maria, servem ao Reino nas diversas vocações que o Espírito suscita a serviço da Igreja e do povo!
O objetivo do mês é refletir e rezar por todas as vocações da vida cristã, além de alimentar a consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na Igreja. Assim sendo, em cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, a saber: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.
Vocação é um chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão “naturais”. Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real.
Na abertura do mês vocacional temos a primeira semana dedicada aos Sacerdotes, bispos e padres, em virtude da comemoração do Dia do Padre, 04 de agosto, em que a Igreja Católica celebra São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. O dia é de orações e intenções das vocações e ministérios. No dia 10 de agosto a Igreja comemora o dia do diácono, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos.
A segunda semana, de 13 a 19, é dedicada à vocação matrimonial e começa com as comemorações do Dia dos Pais (13), com missa dedicada aos pais em nossas comunidades eclesiais. A Igreja promove a Semana Nacional da Família, na nossa paróquia haverá uma programação especial.
Na terceira semana, de 20 a 26, é dedicada à Vida Consagrada: religiosos, religiosas, consagrados e consagrados, nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e as novas comunidades renovadas. Motivados pela solenidade da Assunção de Maria ao Céu, modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus para uma entrega total.
A última semana é dedicado à vocação do Cristão Leigo na Igreja, tanto pela sua presença, quanto pelo seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida, é o caso dos catequistas pilar para a educação da fé, ajuda as crianças, os jovens e os adultos. Por este motivo, celebramos no 4° domingo de agosto o dia do catequista. Todo cristão batizado tem por missão ser anunciador, ser um catequista.
Agradeço a todos os missionários e missionárias de nossa paróquia, seja você agente de pastoral, movimentos e serviços, seja você dizimista fiel, que tem esforçado para lançar a semente do Reino.
Que o nosso padroeiro, São Sebastião, nos ajude a não nos desanimarmos diante dos desafios da Missão!
Pe. Gustavo da Silva Alves
Adm. Paroquial