Caros paroquianos,
É sempre um prazer e uma alegria me dirigir a vocês nesse editorial.
O carnaval deste ano acontecerá mais cedo em fevereiro, o início deste mês marca, de certa forma, o retorno ao ritmo normal da vida: passaram-se as festas, passou-se o tempo das férias escolares… agora é o momento de recomeçar. Que venha 2024 com muita alegria, paz e bênçãos!
É sempre bom refletir que vivenciar o Carnaval de modo equilibrado exige convicção de fé e maturidade humana, pois os ambientes carnavalescos, infelizmente, podem nos apresentar muitas situações de pecado. “Expor-se a uma ocasião próxima de pecado mortal, que se poderia evitar, já é pecado mortal de imprudência”, diria Santo Afonso. Cabe a cada um saber até onde pode ir, afinal somos donos de nossas atitudes e comportamentos.
Mas é sempre bom também ter cuidado com os exageros! Tudo o que é demais prejudica. O mal do Carnaval não está na festa em si, mas no modo como muitos encaram estes dias. Além do mais, o Carnaval já se tornou uma festa folclórica, ou seja, já faz parte da vida cultural do nosso País.
Iniciaremos, neste mês de fevereiro, o tempo quaresmal, como preparação para a Páscoa do Senhor Jesus. Como todos os anos, aproveitamos este tempo para viver a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, como um tempo de revisão de vida e de preparação espiritual e comunitária para a celebração de maior solenidade de nossa fé cristã: A PÁSCOA.
Tempo de intensificar a oração e a penitência. A Igreja nos chama a fazermos jejum e abstinência na quarta-feira de cinzas e sexta-feira Santa e a abstinência toda quarta e sexta-feira durante a Quaresma. Lembrando que a Igreja pede esta observância para as pessoas entre 14 anos até 60 anos completos (conforme o Código de Direito Canônico nº. 1.252) e as pessoas que tomam medicação após as refeições ou que em sua enfermidade tenham que se alimentar para não passar mal, estão dispensadas.
A Igreja também pede que todo cristão católico confesse os seus pecados ao menos uma vez por ano pela Páscoa da Ressurreição, como nos pede o 2º. Mandamento da Igreja.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.
De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
Que todos nós aproveitemos para vivenciar plenamente este período em que a imposição das cinzas na quarta-feira nos lembra: “Convertei-vos e credes no Evangelho” (Mc 1, 15).
Pe. Gustavo da Silva Alves
Pároco