Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Sebastião de Bela Vista de Minas (MG)

30 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
GUSTAVO DA SILVA ALVES

MÊS DE março de 2024
Compartilhar
Que sejam novos tempos, repletos de bênçãos, alegrias e amor

Caríssimos paroquianos e amigos,

A melhor maneira de começar o novo mês é agradecendo!… Gratidão à Deus por nos permitir recomeçar! Ainda mais neste mês que comemoro que comemorarei mais um ano de vida. Que sejam novos tempos, repletos de bençãos, alegrias e amor… que a imensa paz de Deus esteja presente em todos os dias desta nova caminhada… e que os nossos corações sejam fortalecidos pela fé e pela esperança em dias melhores, em novos sonhos, em conquistas e aprendizados.

A quaresma é tempo de graça de conversão e penitência, quer dizer, um tempo de maior exercício nas virtudes, de treinamento para o crescimento em nós do bem, da justiça e da santidade. Sim, a vida cristã não é apenas vencer o mal, abandonar o pecado, desmascarar as mentiras, eliminar as desordens; é também, e sobretudo, crescer no bem, abrir-nos para a graça, sermos libertados pela verdade, sermos enriquecidos com o que é bom, belo e verdadeiro. Por isso, longe de ser um tempo triste, a quaresma nos traz uma alegria discreta e pacífica, a alegria e quem descobriu um tesouro pelo qual vale a pena fazer sacrifícios e mesmo deixar tudo. Cristo é o verdadeiro tesouro que se deixa encontrar!

Durante a Quaresma procuramos nos unir mais a Jesus durante o tempo em que Ele permaneceu no deserto, onde, conduzido pelo Espírito Santo, venceu as tentações que o demônio Lhe impôs.

Este deserto é para nós, na Quaresma, um tempo pedagógico, propício para que também nós possamos vencer as tentações deste mundo, como o poder, a vaidade, a ganância, etc. Desta forma, somos convidados à prática do jejum, da penitência, da caridade e da oração.

Com o jejum podemos nos abster de algo que o nosso paladar aprecia muito em comer, ou mesmo de uma refeição completa. Ainda é possível, com boa saúde, conseguirmos fazer um dia inteiro de jejum, passando a pão e água.

Com a prática da penitência nos abstemos de um comportamento ou um vício. Peça ao Espírito Santo que te inspire sobre que penitência você pode fazer durante esta Quaresma.

Com a prática da caridade devemos nos esforçar para doar não apenas aquilo que nos sobra, que não usamos mais, mas partilhar do que temos e necessitamos com o outro que igualmente disso necessita.

Já com a prática da oração buscamos uma maior intimidade com Deus Pai. Oração é diálogo, logo é muito mais do que falar, falar e falar. Diálogo é também escuta. Por isso, precisamos nos afastar dos ruídos do mundo para escutar a voz de Deus.

Não poderia deixar de citar que o mês de março, tradicionalmente dedicado a São José, pai e tutor de Jesus e da Família de Nazaré, celebrado solenemente no dia 19 desse mês. Peçamos a intercessão de São José, ele que nos ensina a ter uma fé humilde e confiante na providência de Deus, nosso Pai Amoroso.

Pe. Gustavo da Silva Alves
Pároco