Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Sebastião de Bela Vista de Minas (MG)

13 de outubro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
GUSTAVO DA SILVA ALVES

MÊS DE agosto de 2024
Compartilhar
Pedir ao Senhor novos operários

Caros paroquianos,

Neste mês de agosto recordamos nossa vocação. Especialmente, nossa vocação como cristãos católicos, onde fazemos nossa experiência de fé e, posteriormente, vivenciamos os valores cristãos numa vocação especifica no mundo, sendo sinal do amor de Deus. Neste mês, celebramos um ano do nosso informativo paroquial que tem, entre seus objetivos, revelar a vida da comunidade eclesial, estimular a comunhão e a participação de todos, levar as pessoas a fazer parte e se ver no processo de comunicação, ser um meio de acolhida, missão e divulgação da Boa Nova do Evangelho, através das manifestações de fé, das ações sociais e das muitas atividades realizadas pela paróquia.

Quando falamos de vocação ou de cultura vocacional, quase sempre temos em mente os ministérios ordenados ou a vida consagrada. Na verdade, trata-se de uma compreensão muito mais ampla da questão. Quanto é necessário, por exemplo, que nas diversas dimensões da vida social haja pessoas leigas, comprometidas com a fé, dispostas a cooperar em construir um mundo um pouco melhor para as futuras gerações.

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida consagrada da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), junto com o Serviço de Animação Vocacional, da Pastoral Vocacional, definiu a temática para o Mês Vocacional deste ano de 2024: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e lema: Pedi, pois, ao Senhor da messe (Mt 9,38).

O tema e o lema escolhido para o Mês Vocacional deste ano vai ao encontro com o Ano da Oração, que permeia a vida da Igreja neste ano em preparação ao Jubileu da Esperança do próximo ano. A Igreja deve estar em plena “sinfonia” de oração, pedindo novas vocações para a Igreja. O tema é um pedido de súplica, conforme Jesus nos ensinou, em que devemos pedir ao Senhor novos operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos.

Nos dias de hoje, é urgente que tenham muitos operários na messe para levar adiante a Palavra de Deus. Algumas pessoas se encontram perdidas e necessitadas do anúncio da Palavra de Deus. Precisamos de sacerdotes que vão aos hospitais, asilos, cemitérios, e visitar os doentes em casa. O povo de Deus precisa de sacerdotes que cuidem do rebanho, e como nos diz o Papa Francisco, a Igreja precisa de sacerdotes que “sintam o cheiro das ovelhas”.

Cada batizado é chamado por Deus a uma vocação em específico, pode ser para o ministério ordenado, para a vida consagrada e religiosa, para constituir família ou ainda para ser catequista. A maneira de descobrir qual é a nossa vocação é através da oração, no silêncio escutar Deus e responder com o sim. Após ouvir o chamado de Deus e responder afirmativamente, procure o sacerdote e comece o discernimento vocacional. Depois de um tempo de discernimento, descobrirá se aquela vocação ao qual recebeu o chamado é de fato aquela que gostaria.

Neste mês vocacional, somos chamados a discernir e a responder ao chamado de Deus em nossas vidas. Cada vocação é um dom e uma responsabilidade. Que possamos, como comunidade de fé, apoiar e incentivar uns aos outros a viver plenamente a vocação que Deus nos deu. E que, por intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, a primeira vocacionada do Pai, sejamos sempre fiéis ao nosso chamado, servindo com alegria e generosidade na vinha do Senhor. Amém.

Pe. Gustavo da Silva Alves
Pároco