Caros paroquianos,
Todas as grandes religiões possuem seu livro sagrado. A religião cristã vê na Bíblia, o livro inspirado por Deus, porém escrito por homens e mulheres, pais e mães de família que, percebendo a orientação de Deus, compilaram seus feitos grandiosos, suas leis e seus preceitos e nos legaram esse livro sagrado. Nele encontramos a mensagem de Deus que quer salvar seu povo, porém, não o faz sozinho, deseja o nosso empenho e a nossa participação.
Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por esse santo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa “popular” e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.
Ao conhecimento e ao estudo. Para uma maior compreensão da Bíblia é necessário um mínimo de conhecimento. É a Bíblia um livro histórico antes de ser um livro de fé. Portanto, escrita para um povo, para uma determinada cultura, contendo aspectos da geografia, da língua, dos costumes, dentre outros elementos indispensáveis para uma leitura mais abrangente. A esse estudo mais apurado, a teologia chama de exegese que se traduz por uma análise mais detalhada do mundo bíblico daquela época. Além desse estudo, encontra-se outro de igual teor a hermenêutica que é a aplicação do texto da Bíblia em nossa realidade.
Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus que nos orienta, instrui e edifica. Por isso, a importância de conhecer, estudar e meditar aquilo que o Senhor nos indica através da leitura contínua da sua Palavra. Quanto mais se conhece a Palavra de Deus, mais se conhece o próprio Deus. Jesus é a Palavra eterna do Pai que veio ao mundo para conduzir todos à plenitude de sua vida.
Neste ano, a Comissão de Animação Bíblica-Catequética da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as instituições bíblicas, dentre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas), escolheram como tema a “Carta aos Efésios” e o lema “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Esta frase é de uma exortação da própria carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas em que consiste assumir a vida nova após a adesão a Cristo e ao batismo.
Setembro é mês de lembrar de Nossa Senhora. Muitas festas são realizadas e celebradas em honra a Nossa Senhora com o título de Nossa Senhora da Piedade ou Nossa Senhora das Dores, padroeira do nosso Estado. É nela que encontramos o auxílio necessário para alcançar de Deus as graças que tanto almejamos. Ao olhar para Nossa Senhora encontramos as virtudes necessárias para adentrarmos no Reino de Deus, por exemplo: mansidão, acolhimento da vontade de Deus, misericórdia, fidelidade, compaixão, comprometimento, dentre outras.
Termino dizendo o que diz o Documento de Aparecida: “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
Que possamos conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, amá-la cada vez e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. Deus nos abençoe!
Pe. Gustavo da Silva Alves
Administrador Paroquial