Caríssimos paroquianos e amigos,
A cada ano surge para todos nós, homens e mulheres de fé, a extraordinária oportunidade de poder anunciar a todos com intenso júbilo e alegria esta fantástica notícia: Cristo ressuscitou! Ele está vivo entre nós! Ele venceu a morte.
Gostaria imensamente que este feliz anuncio chegasse a cada casa, a cada família, em especial onde há sofrimento, abandono, desentendimento, falta de fé e da verdadeira alegria… Gostaria que este anúncio chegasse a tantos corações deste povo de Deus da nossa grande Paróquia São Sebastião, porque é lá que Deus quer semear esta “Boa Notícia”: Jesus Ressuscitou, pois há uma esperança que despertou para todos, pois não estamos mais sob o domínio do pecado, do mal! Venceu o amor, venceu a misericórdia! O amor sempre vence!
O que significa para nós o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e própria morte, significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aqueles pedaços de deserto que ainda existem em nosso coração.
A solene celebração da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo – Páscoa – está para o ano litúrgico da mesma forma que o domingo para a semana. É a festa mais importante da Liturgia Católica. Por isso também se diz que cada domingo é uma celebração pascal.
O termo Páscoa lembra a passagem dos judeus pelo Mar Vermelho e o deserto até a entrada na terra prometida. Para os cristãos, esta “passagem” testemunha o movimento da humanidade que migra do pecado à graça da salvação que se dá pela paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
A Liturgia Católica apresenta uma riqueza de ritos neste período em preparação à Pascoa. Desde a Quaresma, Domingo de Ramos até culminar na celebração da Vigília Pascal, que apresenta quatro momentos importantes: celebração da luz, liturgia da palavra, celebração batismal ou renovação das promessas batismais e a celebração eucarística.
Deixo a todos o convite: acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemo-nos renovar pelo amor, pela misericórdia do Deus vivo, deixemo-nos amar por Jesus. Deixemos que a força do seu amor transforme também a vida, tornando-nos instrumentos deste amor, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra de nossos corações, e guardar e proteger a todos nós e fazer florir a justiça e a paz.
Desejo paz a nossa terra! Paz a nossa Paróquia! Paz para todas as famílias. Que a paz trazida pelo Cristo ressuscitado reine em todos os corações. Feliz Páscoa!