Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Sebastião de Bela Vista de Minas (MG)

21 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
GUSTAVO DA SILVA ALVES

MÊS DE julho de 2024
Compartilhar
Poder contar com um verdadeiro amigo é, de fato, como encontrar um tesouro

Caros paroquianos,

A Igreja procura santificar o ano todo celebrando a cada dia os Santos do dia, ou as festa e solenidades especiais. Mas também a cada mês do ano a Igreja dedica uma devoção particular. A escolha dessa devoção mensal é feita com base em algum acontecimento histórico ou alguma celebração litúrgica especial.

O mês de julho, é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor. Esta festa é celebrada no primeiro Domingo do mês. O Sangue de Jesus é o “preço da nossa salvação”. A piedade cristã sempre manifestou através dos séculos especial devoção ao Sangue de Cristo, derramado para a remissão dos pecados a todo o gênero humano. Esta devoção atravessou a história e a temos até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia. O Papa São João Paulo II, em sua Carta Apostólica Angelus Domini, frisou o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele Sangue, do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”.

No dia 11 de julho, a Igreja Católica celebra a memória de São Bento, fundador da ordem Beneditina. São Bento era muito conhecido pelo seu trato amável e por seus sacrifícios. Levantava-se de madrugada para rezar os salmos, rezava e meditava por várias horas, jejuava diariamente e ajudava os povoados ao pregar. O santo via o trabalho como algo honroso que levava à santidade.

Todos os anos a Igreja celebra no dia 16 de julho a festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, ou popularmente chamada de Nossa Senhora do Carmo. O termo Carmo aponta o lugar de origem da devoção a Virgem Maria com este título, o monte Carmelo, na cidade de Haifa, em Israel. Segundo a tradição, foi nesse monte que o profeta Elias viveu, e também, no século XII, um grupo de cruzados deu início a uma vida retirada e solitária, dando início à Ordem Carmelita sob o patrocínio da Virgem Do Monte Carmelo, chamados também dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Reunidos como irmãos, aqueles pobres homens viviam em obséquio de Jesus Cristo, em pobreza e oração.

Num mundo repleto de solidões e de generalizada falta de comunicação, saber que temos alguém que nos faz viver o contrário disso, faz toda a diferença. Há coisas em nossa vida que de um algum modo refletem a presença e o cuidado de Deus. Nem sempre temos a clareza, mas essa presença é sempre maior do que imaginamos ou percebemos. E a amizade é uma dessas coisas que neste mês comemoraremos no dia 20. Para além de todo o mistério que a amizade traz consigo, poder contar com um verdadeiro amigo é, de fato, como encontrar um tesouro.

No dia 25 de julho é comemorado o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão. Mas você sabe porque ele tem esse título? O nome Cristovão não é o seu nome de batismo e carrega o significado de “condutor de Cristo” além de também representar uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica e do Brasil. Seu verdadeiro nome era Réprobo e pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananéia e por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de vitória.

Por fim, no dia 26, celebraremos a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”. Em razão desta data, comemora-se também o Dia dos Avós.

Que Deus abençoe todos os avós, os meus já estão lá ao lado dele, com a graça de receberem os cuidados dos netos quando eles não conseguiram mais cuidar de nós.

Pe. Gustavo da Silva Alves
Pároco