Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Sebastião de Bela Vista de Minas (MG)

24 de outubro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

11/04 Notícias da Paróquia Semana Santa 2024
Compartilhar

Aconteceu do dia 24 a 31 de março a Semana Santa que é o momento central da liturgia católica romana e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Houve uma participação positiva dos fieis em todos os momentos celebrativos.

O Domingo de Ramos abriu, por excelência, a Semana Santa, pois celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.

Na segunda e terça feira santa foi realizada a Santa Missa, seguida de procissão de depósito das imagens. Na quarta-feira celebramos a Celebração Penitencial e no final a famosa “Procissão do Encontro”. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.

Na quinta-feira, os católicos no mundo inteiro iniciaram a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa. Começamos com a celebração da Ceia Pascal, na quinta-feira à noite, em que nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade. Na sexta-feira da Paixão, iniciamos as 05 horas da manhã a Via-Sacra da Divisa até a Igreja Nossa Senhora da Conceição – Córrego Fundo. As 15 horas houve a Celebração da Ação Litúrgica, onde fomos convidados a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. Ele nos amou até doar a última gota do seu sangue. E as 19h o Descendimento do Cristo da cruz e procissão de enterro.

Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto, eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo.