Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Sebastião de Bela Vista de Minas (MG)

24 de outubro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

02/11 Formação Por que devemos rezar pelas Almas do Purgatório?
Compartilhar

Tradicionalmente desde o século XIII o dia 2 de novembro, para os católicos, é um dia dedicado à visita aos túmulos de nossos familiares e amigos que já partiram para a vida eterna. É um momento para levar flores e dedicar a eles nossas orações.

Mas, você sabe por que devemos rezar pelas almas do purgatório? O Catecismo da Igreja nos diz: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua vocação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu” (CIC 1030).

Esta purificação é o purgatório, cuja palavra tem sua origem no latim “purgare”, que significa purificar. No purgatório, no entanto, as almas nada podem fazer por elas mesmas, ou seja, as suas orações não possuem efeitos para si mesmas. Portanto, cabe a nós rezar pela purificação de cada uma delas, pois é da vontade de Deus que elas dependam de nossas orações.

A Igreja recomenda enfaticamente que rezemos pelas almas, inclusive na Santa Missa temos um momento específico na liturgia voltado para a oração de intercessão aos fiéis falecidos. Porém no dia de finados e na oitava de finados (de 2 a 9 de novembro) podemos alcançar graças ainda maiores pelas almas do purgatório por meio da indulgência plenária. Esta indulgência é o perdão total das culpas e das penas devidas.

Para alcançar as indulgências para as almas devemos rezar no cemitério, durante a oitava de finados, nas intenções da Igreja e oferecer a indulgência para um falecido. Você pode fazer isso a cada dia para uma alma diferente. Se você rezar 8 dias poderá libertar 8 almas do purgatório.

Rezar pelas almas do purgatório é uma obra de misericórdia pela qual socorremos o próximo em sua necessidade (cf. CIC 2447).