Criação: 25 de março de 1968
Instalação: 28 de março de 1968
A capela de São Sebastião do Onça foi construída, em 1927, pelo Sr. José Modesto Ávila. Nesta época, São Sebastião do Onça pertencia ao município de Nova Era. Ressalta-se que havia um altar muito bonito com dois Serafins.
Dona Adelina Mendes Barros, primeira professora da Escola Rural do Onça, também foi a primeira catequista. Um de seus filhos, era padre, este morava em Ouro Preto. No período de férias, visitava os pais, em sua fazenda, no Rochedo e celebrava Missas.
Entre os anos de 1946 e 1947, aconteceu uma Missão religiosa, no povoado de São Sebastião do Onça, os missionários pregaram sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em um Cruzeiro, localizado no terreno do Sr. José Modesto. Motivado pela Missão doou o terreno para construção da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (hoje a Matriz São Sebastião).
O Sr. João Jorge, da região do Palmital era o rezador de São Sebastião do Onça. Por causa da passagem do teleférico pelo local da Capela de São Sebastião, a CSBM (Companhia Siderúrgica Belgo Mineira) fez uma doação para a construção da Igreja de São Sebastião, em troca da Capela. Construíram no terreno doado pela família Modesto de Ávila nos anos 60.
Padre Ilídio prestava serviços à comunidade, estava presente e atento às necessidades da mesma. As Missões antecederam a criação da Paróquia.